sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sinistro como Pesadelo




Funilaria
Foto e edição por João Manoel
Vou contar para vocês a história do sinistro mais bizarro que aconteceu comigo.
Já nem lembro direito, foi em 2011, uma tarde quente e uma chuva rápida, piso no freio, os pneus derrapam e poff, lá se vai a fuça do Ford Ka. Aí tudo bem, conversei com os donos do outro carro e tal. Tive muita sorte por que apesar de eu ter pego a traseira de um palio adventure bem de quina não furou o radiador, e rolou de arrastar os restos pelo caminho.

Corrosão e FerrugemVou procurar a foto que eu tirei logo após a batida pra postar aqui. Os dois faróis ainda acendiam apesar dos restos do farol esquerdo estarem dependurados, no farol direito só tinha trincado a lente, e nada além disso. Como vocês podem ver na primeira foto da postagem, só o farol esquerdo voltou da oficina funcionando. Que coisa estranha. E não era a lampada não, não passava força nos terminais, foi o que acusou o meu voltímetro.

corrosão
A parte que foi mais atingida na pancada foi puxada pra frente apenas, nem sequer uma aplicação de  primer para evitar corrosão. Nessa foto ao lado mostra a ferrugem começando a aparecer, como eu não ia deixar o carro apodrecer, peguei uma lixa, Ferrox e tinta preta e dei um jeito para que o carro não apodrecesse totalmente em 2 anos.
Comecei então retirando o para-choque e o farol esquerdo do carro, eu gosto do Ka por ser simples de desmontar e montar.



Corrosão e resíduos de massa plástica
Olha só que porcaria de serviço fizeram no meu Kazinho, tem pontos de ferrugem pra todo lado, e está todo esbranquiçado assim por causa do pó da massa plástica que eles lixaram. E isso aí está impregnado no carro todo embaixo da tapeçaria, custa quanto passar um pano pra tirar essa sujeira?
Tenho a impressão que esse pó aí ajuda a corroer mais depressa...
Nesta foto a esquerda eu estou começando a passar Ferrox nas ferrugens.



Tratamento da corrosão
Enquanto o Ferrox vai secando a cor laranja da ferrugem vai sumindo, não passe muito para não demorar demais para secar. Para pintar, o Ferrox precisa estar totalmente seco. Ele também serve como base para a pintura, então não se incomode em limpar os resíduos, mas se você achar que está em excesso, passe um pano limpo que não solte fiapos. Cuidado com produtos químicos como este.
O Ferrox tem vários concorrentes no mercado, inclusive tem produtos melhores que ele.


Preparando para pintura
 Notem que tristeza de serviço mal feito. Eles desamassaram na porrada, encheram de massa plástica, só se importaram com a aparência externa. A caixa do filtro de ar eu nem lembro se tinha quebrado na batida, mas voltou quebrada, os faróis eram bem inferiores aos originais, o velocímetro estava funcionando e voltou quebrado, voltou faltando a borracha da calha esquerda, o farol direito e a lanterna voltaram sem funcionar
Nessa foto aí do lado é o Ferrox quase seco.


Pintando com Spray
Pintura Finalizada
Montando o Ford KaFerrox secou, coloquei jornal pra não pintar nada além do necessário. Na verdade esta tinta não é a mais apropriada, mas é o que tinha pro dia.
Eu passei uma lixa também pra remover os restos de ferrugem por que eu não tinha muito tempo pra esperar secar.
A oficina tinha melhores condições de fazer o serviço, no entanto não fez.
A tinta está molhada, mas olha só como o aspecto já ficou muito melhor.

Nunca mais volto naquela oficina, pra todo mundo que perguntar eu falo mesmo que é uma *****  total. Meu carro voltou todo esquisito e com problemas que ele não tinha, foi consertado o mínimo pra ficar esteticamente aceitável.

O velocímetro eu também consertei, mas os faróis eu nunca consegui descobrir o que aconteceu com eles.
Enfim, abri reclamações com eles, e com o seguro e tal, falaram que iam arrumar e tal, mas eu precisava do carro. Todo mundo lá em casa usava ele então eu mesmo arrumei, mas aqueles caras são muito ruins de serviço.

Quando fui levar ele pra vistoria o avaliador percebeu na hora as avarias mal reparadas, vidros sem a numeração do chassi...  enfim os caras ******* com o valor comercial do meu carro. Isso por que o site deles fazem agente pensar que eles são os melhores do planeta.

Então amigos, quando forem levar seus carros em grandes oficinas no butantã, alí perto da Av. Prof. Francisco Morato,  cuidado, por que tem lugares que não tratam seu carro e nem você com respeito e ainda tem coragem de mentir na sua cara!



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