![]() |
Conector Padrão ISO 16 vias e conetor de antena. |
Se o seu carro não tem som e nunca teve, então talvez, provavelmente, não tenha os autofalantes instalados. Eu vou falar sobre instalação e escolha dos autofalantes em uma outra postagem.
Mas se seu carro já teve uma instalação, ou veio com os autofalantes, então aqui vão algumas dicas consideráveis:
Se o que você quer é investir pouca grana, tenho uma boa notícia. Nunca foi tão barato quanto hoje aparelhos sofisticados que te dão conforto sonoro em seu carro. Você pode optar por um desses modelos básicos com leitores de cartão. Aparelhos com leitores de disco para carro, na minha opinião, nunca foram uma boa idéia.
Então, pra você que tem os autofalantes já instalados, fios passados e um belo conector padrão ISO 16 vias dentro do painel, já tem mais de meio caminho andado. Você pode comprar um aparelho que também utilize este padrão, plugar, encaixar no painel e pronto!
![]() |
Aparelho Made in China : R$100,00 |
Só que esse aparelho aqui veio com um plugue de 12 pinos e um monte de fio colorido. E agora?
Bom, onde eu comprei eles oferecem instalação grátis, mas…como vai precisar de adaptação, eu fico meio desconfiado que o instalador prefira optar por cortar fora meu conector original.
Mas enfim, acho que é só conversar com o cara e combinar dele não cortar o ISO. Pedir pra ele montar o chicote 12 pinos em um conector ISO macho e esperar que ele entenda, por que afinal, se ele trabalha com isso, com certeza vai saber do que você está falando.
A antena também precisa de um adaptadorzinho barato pra encaixar. Tem lugares que vende os 2 adaptadores juntos como uma espécie de Kit instalação para aparelhos fora do padrão. Não devem custar mais de R$20,00 os adaptadores.
![]() |
Adaptadores 12p para ISO |
Tudo o que você precisa saber agora é identificar os pares de fios para cada autofalante e também a polaridade. Este tipo de informação está no manual do seu aparelho, ou até mesmo escrito na carcaça, como é o caso deste aparelho em particular. Normalmente os pares são da mesma cor e o negativo tem uma faixa preta.
Bom, aí você pensa, se o troço veio com um plugue de 12 pinos, e o ISO é de 16 vias... vai ficar faltando alguma coisa?Na verdade 16 vias é a capacidade do conetor, mas nas na conexão do aparelho padrão mesmo são 12, e eu vou explicar cada uma.
![]() |
Pinagem ISO 16 vias |
![]() |
Visualizando a conexão |
Como pode-se observar na foto o conector 16 vias é na verdade 2 conectores 8 vias. No conector "B" nós temos a pinagem dos autofalantes identificada por números, onde 1-2 é o par de fios do autofalante traseiro direito, 3-4 é o autofalante dianteiro direito, 5-6 é o dianteiro esquerdo e 7-8 é o traseiro esquerdo.
Lembrando que os pinos com números impares (1-3-5-7) são os positivos e os pinos de números pares (2-4-6-8) são os negativos de cada respectivo autofalante. Se achou complicado, observe o esquema durante alguns momentos que vai começar a fazer sentido. Eu recomendo imprimir um modelo e anotar as cores certas pra que na hora que você estiver instalando não precise ficar pensando muito no que vai fazer.
No conector "A" estão as conexões de alimentação do aparelho. São utilizados somente os pinos 4 - 7- 5 e 8. No pino 4 está a fonte 12 Volts que só funciona com a chave no contato no estágio I. É ótimo conectar o som por aí para evitar fechar o carro com o som ligado. O aparelho tem dois fios de força. No caso deste aparelho que eu comprei é um vermelho e um amarelo. Ambos tem que estar conectados à uma fonte de 12 Volts para o aparelho funcionar. O amarelo no padrão ISO é a fonte de energia que fica constantemente ligada para preservar a memória do aparelho. O fio vermelho é ligado através da chave fazendo o aparelho funcionar efetivamente. O pino 8 é o negativo, e o pino 5??
O pino 5 é o que faz muita gente desistir de instalar o som em casa! Você pesquisa no Google e acha coisas sobre a alimentação da antena... Para antenas amplificadas? Para antenas que sobem e descem automático?
Como saber se minha antena é amplificada? Bom, leia o manual do seu aparelho, por que eu já ví antenas que tem de fato um fio pra ligar na força. Mas, tome muito cuidado nessa hora por que tem aparelhos que tem um fio colorido normal identificado apenas como "antena". É o caso desse aqui que eu peguei pra exemplo. Tem um fio Roxo escrito antena. Só que em lugar nenhum do manual ou do site do fabricante diz pra que serve. Eu como sou muito inteligente, tenho certeza que se eu for ligar um no outro vai dar chabú, então isolei ele do chicote e pronto!
![]() |
Soldado e isolando o chicote adaptado. |
![]() |
Fio roxo (antena) isolado. |

Sugiro que seja organizado nessa etapa para não inverter fase dos autofalantes, e atenção especial na hora dos cabos de força, por que se errar aí você pode acabar queimando fusíveis ou algo pior. Terminando de emendar, soldar e limpar, você isola cada cabo com uma boa fita isolante ou termorretrátil, fazendo o negócio parecer um chicote descente. Observe que a alimentação da antena ficou de fora.
A instalação agora é só plugar nosso adaptador no conector original do carro e pronto! Já dá pra pegar a estrada ouvindo Highway Star! Uma instalação muito bem feita, barata e legal de fazer no final de semana. Para fixar o aparelho é muito simples, basta remover a tampa e fixar uma espécie de gaiola na moldura do painel. Não precisa nem de ferramentas.
Pelo custo benefício esse aparelho faz um puta som!
Podem comentar ou mandar dúvidas. Até mais!
19 comentários:
Muito bom o tutorial, parabéns! Exatamente o que estava procurando. Indo testar agora mesmo no meu NovoKa!
Parceiro, excelente dica. Você fez uma pequena inversão entre pos-chave e alimentação. O pino 4, fio vermelho deve ser ligado direto a bateria e pino 7, fio amarelo deve ser ligado no pós-chave.Da forma que você fez, vai funcionar, porém dependendo do tipo de rádio você usar vai descarregar a bateria se o carro ficar alguns dias parado e a frente do rádio ficar no lugar. A maioria dos instaladores não gostam de ligar assim, pois o rádio só vai funcionar com a chave na ignição. Alguns fabricantes não sei porque invertem a cor dos fios no conector, onde está o fio amarelo colocam o vermelho e vice-versa.
Simplismente prefeito, era o que eu estava procurando.
Fácil, Limpo e sem gambiarras !
(y)
Excelente, era exatamente isso que eu estava precisando. Muito boa dica.
Era exatamente isso que eu estava precisando. Instalação fácil e limpo. Servirá perfeitamente no meu Fiesta.
Exatamente o q eu procurava quase cortei o cabo original
Parabéns pelo artigo, (texto e fotos)!
Foi muito útil, principalmente a dica/Foto do adaptador da antena.
Instalei um Multilaser One.
Valeu!
Olá, gostei muito do tutorial pq era exatamente esse meu problema, ganhei um som do maridão (desses mais sem vergonhas, com a saida simples) e quando tirei a gaveta do carro descobri que o cabo era desse de 16. Pense na minha cara de decepção... mas enfim, a questão é que fiquei meio confusa com esses cabos pra fazer a "gambiarra do adaptador sozinha" e queria saber se existe pra vender um cabo que ja venha adaptado, de um lado o 16 pinos macho (pra encaixar no carro) e do outro o de 12 (pra entrar no som sem vergonha). Olhando mercado livre todos que vi tem a fiação solta para que a pessoa faça a ligação... será Deus que não existe ninguém que tenha tido a ideia de vender ja adaptado o cabo?? Se souber me dê notícias por favor. Agradeço desde já.
Gostaria de saber em que ano os carros começaram a sair com conector ISO.
Obrigado a todos pelos comentários!
Fico feliz em saber que fui útil.
Alguém comentou algo sobre os instaladores que preferem ligar direto na bateria. Discordo pois ligando direto sim que você corre o risco de arriar o bagulho.
Meu conselho é sim passar pelo "pós-chave", tecnicamente chamado de comutador, por 2 excelentes motivos: 1 deles é para evitar esquecer ligado. Outro é pra desestimular deixar ligado de porta aberta acabando com a paz da humanidade.
O amarelo alimenta o "sem vergonha" em stand-by, claro que se você deixar o carro desligado durante alguns anos a bateria vai acabar. Mas não vai ser só stand-by do rádio o responsável por isso né xuxu?
Você tem um carro que tem até som e não vai se dar o trabalho de "bater a chave" nele nunca?
Eu sem querer tive a ideia de fazer esse artigo justamente por não encontrar informação na internet e acabei descobrindo a fórmula nada secreta para um blog bem visualizado: Ser útil.
Esse tipo de "instalação" é muito simples e nas lojas aqui perto, além do preço do aparelho ser bem temperado ainda cobram R$200,00 pela mão de obra.
Eu gastei tempo e R$20,00 com os R$100,00 do aparelho e o kit de falantes que já veio de série...
Sem contar que eu não perdi a garantia de fábrica por que nada foi alterado.
Deus é tão legal que a Silvinha teve a ideia de vender o cabo já montado sem concorrência no mercado livre. Só não sei se dá pra lucrar pois se é gasto R$20,00 nos componentes, daí tem o frete que eu vou chutar mais uns 10 e ainda vou querer lucrar pelo menos 5 real pra pagar o estanho e a eletricidade.
É muito legal, prazeroso e útil trabalhar com solda. É uma terapia, é um artesanato, um hobby. Não deve ser mais difícil que fazer as unhas.
A fumacinha deve ser tóxica, mas esmalte também é...
Eu vou procurar saber se vale a pena montar pra vender, se eu montar vários talvez valha sim. Meu chicote (cabo) ficou 2 anos no Fiesta e foi vendido com ele. Ninguém nunca questionou da "autenticidade" da instalação, por que a Ford cobra um preço hilário, tipo uns 500 mango pra instalar...
Enfim é isso... Acho que essa postagem vai salvar o carne viva, um blog que nasceu sem saber por quê, hoje sabe que o legal é passar conhecimento.
Mais 3 mil pessoas leram o meu artigo... é ou num é dahora?
Obrigado mesmo pessoal!
Espero poder ser útil, me sinto bem assim. Eu tenho mania de não parar mais de escrever... eu devia estar estudando.
Parabéns !!! muito bem descrito.
Parabéns como você disse não é nem pelo fato de pagar a instalação, mas o prazer do faça você mesmo.
Parabéns!!! Vou usar a dica.
e continua útil através dos anos, quase comprei outro radio pro meu fiesta vlw mesmo
Cara, em pleno 2017 estou aqui pegando dicas...
Este post será eterno, heheheh
Ah... no mercado livre já tem para venda o chicote pronto, sem precisar do "faça vc mesmo"...
Fica somente o "encaixe vc mesmo", heheheh
Xitaum, valeu pelo comentário!
É verdade, tem pronto já sem crise!
Mas é sempre bom também saber se virar se não tiver pronto na loja.
Um abraço!
TOpico que renasce,
só fazer um adendo que o cara ai falou, as cores do pos chave e 12+ estao invertidas isso te fez errar, no seu caso o vermelho seria 12+ e o amarelo pós chave.
~magrinho
É verdade amigo!! Vou tentar editar aqui.
6 anos depois e o post continua útil.
Só acredito que vou precisar incluir um relé na minha ligação, pois quero instalar para desligar ao ativar o alarme, aí o sinal que vem da central não tem corrente suficiente.
Postar um comentário